MEMORIAS – FUNDAÇÃO DA ABK
O motivo desta publicação é para trazer ao conhecimento das novas gerações as figuras importantes e pioneiras do Karate brasileiro.
SEIICHI (Shikan) AKAMINE - chegou ao Brasil no ano de 1958 a convite da Okinawa Riukai para difundir o karate, portando a graduação de 8º Dan. Nasceu na cidade de Naha/Okinawa em 14 de maio de 1920.
Em 1955, no Japão, participou de uma demonstração na televisão, juntamente com outros professores, entre os quais se encontrava o jovem Juichi Sagara, com 21 anos, que viria para o Brasil em 1957, vindo a morar durante 6 meses com Sensei Akamine.
Em sua residência na Rua Oriente, 249, 7ºandar, apto. 37, no Brás, passou a ministrar treinos, sendo que no mesmo ano, 1959, o fazia no Clube Santos de Vila Prudente. Entre seus primeiros alunos, à época, estão Sérgio Yanagisawa, Jorge Nomura, Sadao Saito, Benedito Santos e Jorge Fukugawa, entre outros.
Posteriormente o Clube Santos foi cedido para os professores Sadamu Uriu, Yasutaka Tanaka, Juichi Sagara e Tetsuma Higashino, todos oriundos do departamento de karate Shotokan da Universidade Takudai, onde passaram a ensinar o KARATE SHOTOKAN em São Paulo, na Vila Prudente.
Teve os seguintes filhos com sua esposa Shizuko Akamine:
Massahiko Akamine – Médico cirurgião;
Rui Harehiko – Militar;
Carlos Takeo – Professor universitário;
Lúcia Hisako Oshiro – Casada com Sensei Oshiro;
Ikuyo – Engenheira civil;
Martha Massayo – Nutricionista.
Esta foto tirada por ocasião da fundação da Associação Brasileira de Karate/ABK, 15-5-1961, em São Paulo, é uma homenagem aos pioneiros do karate brasileiro e especialmente para o pessoal da Gojuryu e Shorinryu. Nesta época não havia nenhuma Federação de Karate no Brasil e a ABK estava situada na Rua Tabatinguera, 344 – 3° Subsolo” no centro de São Paulo.
Na foto estão os ainda jovens Sergio Yanaguisawa, Taketoshi Kawamura, Akamine, Yosihide Shinzato e Sadao Saito.
Na ABK treinaram diversos diversos futuros senseis como: Moritoshi Nakaema, Ryuzo Watanabe, Yoshihide Shinzato, Tsunioshi Tanaka, Sadao Saito, Sérgio Yanagisawa, Mário Nakati, Pedro Oshiro, Pedro Yokote e vários outros.